sábado, 23 de abril de 2011

Vencedor

A MENTE DE UM VENCEDOR CHAMADO CALEBE




Recentemente, o mundo ficou perplexo diante de uma chacina que abalou o Bairro de Realengo, RJ. Um cidadão programou sua mente para ceifar vidas inocentes que nenhuma culpa tinham com sua insanidade. Os psiquiatras, psicólogos, antropólogos, sociólogos, teólogos, etc., buscaram, na ocasião, dar uma resposta plausível a si mesmos, bem como à sociedade terrivelmente chocada.



Nós, brasileiros vivendo no exterior, acompanhamos o noticiário passo a passo. À medida que as imagens chegavam até nós, confesso, que as lágrimas desciam quentes, na gélida face embasbacada com o que as pupilas se negavam a enxergar. Mas, infelizmente, era verdade o que a TV insistia em mostrar. Um cenário de guerra! Um cenário de pavor, tristeza, lágrimas e mortes!



Era a mente de um derrotado! Derrotado não pelas pessoas a quem ele atribuiu a culpa por sua barbárie, mas por seu próprio desvario, que o levou tresloucadamente a agir pior que um animal irracional.



Graças a Deus que gente da estirpe do Wellington em apreço, constitui um número insignificante em nossa Aldeia Terra. Aliás, destaco aqui o significado do nome Anglo-Saxão Wellington: de uma família de próspera posição; rico, próspero, afortunado. O Wellington perdeu a maior de todas as riquezas de um homem – sua razão, sua inteligência, suas faculdades mentais! Certamente que ele não era digno de ter um nome tão expressivo como este.



A sociedade precisa de pessoas cuja mente seja de um vencedor. Gente que luta, que batalha, que vence e avança a despeito das vicissitudes e intempéries que a vida e o tempo muitas vezes nos impõem.



A Bíblia nos apresenta um homem cujo nome era Calebe. Ele é, de fato, o protótipo da mente de um vencedor.



Calebe era filho de Jefoné (Nm 13.6). Um dos dozes espias que, um de cada tribo, foram enviados à terra de Canaã para examiná-la no segundo ano do Êxodo. Calebe representava a tribo de Judá. Ele e Josué foram os únicos que voltaram com boas notícias acerca do país que iam habitar, e esse seu otimismo desagradou tanto ao povo israelita, com medo de efetuar a conquista de Canaã, que por pouco não foram apedrejados. DEUS castigou a rebeldia do povo, determinando que, dos israelitas de vinte anos de idade para cima, apenas Josué e Calebe teriam permissão de entrar na terra prometida. Quando Calebe era de oitenta e cinco anos de idade, ele reclamou a posse da terra dos enaquins, Quiriate-Arba ou Hebrom, e a vizinhança do país montanhoso (Js 14). Ele expulsou de Hebrom os três filhos de Enaque, e deu a sua filha Acsa a seu sobrinho Otoniel (filho de seu irmão mais novo), como recompensa por ter tomado Quiriate-Sefer (isto é Debiri - Js 15.14 a 19 - Jz 1.11 a 15). Crê-se que Calebe era cananeu por nascimento, tendo sido a tribo dos quenezeus, à qual ele pertencia, incorporada na de Judá (Js 14.6,14).



Desta breve biografia, destaco suas atitudes aos 85 anos de idade. Senão, vejamos:



Em Josué 14.6-13 lemos: “Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o Senhor falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao Senhor meu Deus. Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor meu Deus. E agora eis que o Senhor me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o Senhor será comigo, para os expulsar, como o Senhor disse. E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança. Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao Senhor Deus de Israel.”



Sua mente, as 85 anos, era capaz de:



1. PONDERAR os fatos a seu respeito. “quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barneia a espiar a terra (...). Mas meus irmãos, que subiram, fizeram derreter o coração do povo.” Ele não estava caducando!



2. MANTER-SE firme em seguir ao Senhor. “(...)eu porém perseverei em seguir ao Senhor meu Deus.” - Ele não titubiou entre dois pensamentos!



3. REIVINDICAR a promessa que recebera. “Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente;” “Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades.” - Ele não precisou fazer greve!



4. VIVER o presente com os olhos no futuro. “e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos.” Ele soube conjugar passado e futuro, para vivenciar o presente!



5. LUTAR por aquilo que era seu, e não dos outros. “ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar” – Ele não estava cobiçando o que era de outrem!



6. CONFIAR no Senhor e não em si mesmo – “Porventura o Senhor será comigo, para os expulsar, como o Senhor disse.” Ele fortaleceu-se no Senhor e na força de seu poder.



7. DESFRUTAR da bênção e da herança que Josué lhe deu, pois reconheceu ser seu direito. “E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança. Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao Senhor Deus de Israel.” Ele concretizou seus sonhos por ter perseverado em seguir ao Senhor!



A mente de um vencedor jamais envelhece! Os anos podem passar, mas a palavra de Deus nos afiança: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna.”



Soli Deo gloria

Postado por Pr.Wellington e Miss. Roseangela Silva

Nenhum comentário: