segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A MENTIRA


Mentir é falar ou dizer algo contrário à verdade; é a expressão e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa. Pode-se crer na mentira, falar mentira e praticar a mentira. É o engano em seus diferentes aspectos; nocivo ao ser humano e ofensa grave diante de Deus. O diabo é o pai da mentira (João 8:44) e, portanto, a mentira é um instrumento diabólico que o homem usa para sua própria perdição. O mais triste é que o homem ama a mentira, não ama a verdade pois ele é mau por natureza (Romanos 1:25; Apocalipse 22:15).



A juventude, em termos gerais, está sendo arrastada à perdição eterna pelo prazer transitório da inclinação à droga, sexo, etc. Tudo não passa de uma grande mentira; é enganoso, anormal, trazendo prejuízos físicos, morais e espirituais. Tais coisas podem ser definidas como praticar a mentira. Esta prática abrange os mais variados aspectos da mentira como idolatria, homicídio, adultério, fornicação, cobiça, etc.



Falar mentira é um mal muito comum em todos os ambientes e esferas da vida. Algumas pessoas dizem que certas mentiras são benignas, mas isto não é correto. Toda mentira, pequena ou grande, é um instrumento do diabo, portanto é recomendável que o crente não se comprometa com coisa alguma que possa levá-lo a mentir. Todo verdadeiro crente deve tratar tudo de uma forma positiva; na verdade o seu falar deve ser "Sim, sim, Não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna" (Mt. 5:37).



Existe também a mentira doutrinária e a mentira teórica. O espírito do erro nega que Jesus Cristo veio em carne, nega que Cristo é Deus (I João 4:6). Esta é uma mentira doutrinária. A teoria da evolução é uma mentira teórica pois nega a criação, negando assim o Criador que é Deus. Há pessoas que crêem nessas mentiras, e haverá muitíssimos que irão crer na mentira por não terem dado crédito à verdade (II Tessalonicenses 2:10-12).



Quando Adão e Eva pecaram no Éden, o pecado entrou no ser humano; entrou a mentira, o mal e, consequentemente, a morte. "Porque o salário do pecado é a morte", mas graças a Deus que "o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm. 6:23). Portanto, ao homem agrada, por natureza, crer na mentira; agrada-lhe praticar a mentira e ele até mesmo ama a mentira. Repito, a mentira é prejuízo ao homem e, com todos os seus horrorosos aspectos, o degenera e o leva à perdição. O diabo com seu instrumental de mentira rouba, mata e destrói o homem. Está escrito: "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir" (Jo. 10:10). O diabo lançou a sua mentira no mundo: "a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida" (I Jo. 2:16).



Devemos aborrecer a mentira, em qualquer forma que se apresente, e não nos esquecermos que o primeiro pecado grave, pecado de morte, registrado na igreja, foi uma mentira (Atos 5:1-11). Temos que amar a verdade, a qual está em nós, e estará para sempre (II João 1,2). Procuremos praticar a verdade em nossas vidas, crer na verdade, falar a verdade e amar a verdade. Cristo disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo. 14:6). "Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (Ef. 4:25).

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A visao certamente vira...


Qual é a sua visão para o Ano Novo?
“Porque a visão... certamente virá...” (Habacuque 2:3)

 Quero lhe dizer que este ano será um ano de muita colheita, porém, cercado de obstáculos como já é de costume. Os obstáculos não podem destruir sua visão, mas suas atitudes podem. Já idoso e depois de penar por dezesseis meses em uma minúscula masmorra romana, Paulo disse: “Alegrem-se sempre no Senhor, outra vez digo, alegrem-se” (Filipenses 4:4). Paulo sabia de duas coisas que você também precisa saber: Ainda não acabou até que Deus diga que acabou. Nem as circunstâncias nem as pessoas tem a última palavra, Deus tem! Ele é ..”.o autor e consumador da nossa fé…” (Hebreus 12:2). Com Deus, desistir deixa de ser uma opção! Quando você desiste sem a Sua permissão, torna-se um desertor, além disso, quando abandona a sua missão você está menosprezando Sua proteção e provisão. Nada pode derrotar você sem a sua permissão; e você não vai dar essa permissão. Você não pode controlar o que acontece com você mas pode controlar o que diz e o que faz. E é só isso o que precisa controlar; deixe Deus controlar o resto. Você não pode controlar limitações, embaraços e perseguições, mas pode controlar se você responder a cada uma dessas circunstâncias com frustração, desespero ou rejeição (2 Cor 4:8-9). Não é sempre que você pode evitar ser derrubado, mas quando se recusa a permanecer no chão você nega ao seu inimigo a permissão para sabotar o seu destino. Você possui um “sonho dado por Deus”? Então se recuse a desistir e ele “certamente virá.” Não tem sonhos? Peça que Deus lhe dê um. Já realizou o seu? Peça a Ele um novo sonho, antes que você perca a alegria e a motivação para viver. Seu sonho é tão pequeno que não exige nada de você e nem o desafia? Peça a Deus um sonho maior e assista o crescimento da sua fé neste novo ano. 

Danilo Saso